terça-feira, 19 de março de 2013

Ansiedade, perigo eminente!

O QUE SÃO AS OBSESSÕES?

Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)

A obsessão é um estado mental que deriva da ansiedade.

A ansiedade é um processo físico que nos mantém em alerta, criando no nosso corpo um estado de vigília onde através da libertação da adrenalina todo o nosso corpo fica preparado para reagir a agressões exteriores e onde o nosso cérebro fica com maior agilidade de raciocínio e absolutamente focado num pensamento, numa tentativa de conseguirmos perante o medo encontrar uma solução, a este conjunto de pensamentos focados no perigo chamamos pensamentos obsessivos, pois enquanto o perigo não desaparecer os pensamentos de proteção também não desaparecem.

No entanto algumas experiências do nosso passado, criam processos de medo irracionais (inconscientes) que nos levam a gerar uma grande ansiedade que nos produz obsessões constantes repetitivas e que nos obrigam a agir e executar determinadas tarefas. Assim chama-se a esta perturbação de Transtorno Obsessivo Compulsivo, pois apenas quando cedemos ao nosso pensamento e executamos as tarefas alvo do nosso pensamento, baixamos o nível de ansiedade inerente a esta perturbação.

Na sua maioria as Obsessões são iniciadas com um ataque de pânico, pois são estas situações que ao criar o medo de morrer, desenvolvem um mecanismo mental inabalável de defesa ao acto que provocou o ataque de pânico, e o medo inconsciente que temos que este evento ocorra novamente cria a ansiedade que provoca as obsessões.

Características mais frequentes:

- Medo da insegurança
Leva a comportamentos Obsessivos Compulsivos como Fechar Portas e janelas continuamente, verificar se não perdemos os nossos objectos, preocupação com as atitudes de pessoas mais próximas, entre outras.

- Medo de Doenças / Morte
Leva a comportamentos Obsessivos Compulsivos como verificação da pulsação cardíaca, intensa vigília sobre sensações anormais do nosso corpo, preocupação excessiva sobre o desconforto físico, lavagem frequente do nosso corpo com medo de contaminação, não tocar em determinados objectos, entre outras

- Medo de ter determinados pensamentos.
Leva a comportamentos Obsessivos Compulsivos como não sair de casa, não querer falar com ninguém, loucura e desespero, entre outras.

- Rituais
As pessoas que sofrem com pensamentos obsessivos, podem desenvolver um processo mental de ritualizar ações como forma de minimizar a ansiedade, pensando: " se não fizer isto, vai me acontecer aquilo", a ansiedade inconsciente é, nestes casos, diminuída pelos rituais, no entanto, os próprios rituais são por si só perturbações Obsessivas e Compulsivas.

Alguns rituais provocados pelas Obsessões
- Dizer determinadas palavras ou contar coisas
- Tocar em objectos um determinado numero de vezes
- Não fazer determinadas tarefas
- Ter rotinas diárias bem definidas
- Entre muitas outras...

Como a HBM Therapy trata eficazmente as Obsessões?

A HBM Therapy® utiliza a técnica de Morfese® e Athenese® para ajudar as pessoas a dissociarem-se das emoções de medo de experiências traumáticas que no passado as perturbaram, deixando assim de sentir os medos inconsciente que as condiciona nos seus estados de ansiedade.
Quando as pessoas que se encontram em estados perturbadores de ansiedade, se dissociam e se distanciam emocionalmente dos factos que deram sinais errados à sua estrutura emocional, encontram o seu equilíbrio e a sua paz emocional. Por outro lado, a técnica de Morfese® permite às pessoas associarem-se a emoções que as ajudam a alcançar os objectivos que pretendem.

Clínica da Mente 

Achei este artigo interessante para quem sofre de ansiedade/obsessão e indica também dois tipos de terapias inovadoras e eficazes para superação deste problemas de forma a recuperar a paz emocional.

Beijinhos tranquilos...

Isa

Sem comentários:

Enviar um comentário