quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Meditação Transcendental



Os Sonhadores veteranos conhecem bem o benefício desta paisagem...hoje vou abordar uma forma de meditar única - a meditação transcendental.

  Relaxar, meditar. Não existe como respirar o ar puro e escutar as ondas do mar para tudo dissipar e esquecer. E tenha a certeza que a mente e o corpo agradecem.

 

Inicialmente a Meditação Transcendental seria algo que gerava inatividade, imobilismo ou indolência, afastando as pessoas das realidades objetivas do mundo concreto, retirando capacidade de iniciativa, criatividade ou energia para melhorar a vida tanto pessoal como da sociedade.

A Meditação Transcendental tornou-se, entretanto, na técnica de relaxamento e desenvolvimento mental mais investigada pela ciência, em dezenas das principais universidades em todo o mundo, com resultados publicados praticamente em todas as revistas científicas de referência.

 E a investigação mostrou algo diferente a este respeito...


  1. A prática regular da MT elimina o stress negativo que perturba a saúde e o equilíbrio dos indivíduos e da sociedade, bem como a capacidade de realização e obtenção de sucesso na vida.
  2. A MT combate eficazmente a ansiedade e a depressão, epidemias responsáveis pela infelicidade e improdutividade das pessoas e pela deterioração das relações interpessoais.
  3. MT melhora significativamente a saúde mental e física em geral. 
  4. O programa de Meditação Transcendental expande a consciência do indivíduo, aumentando a capacidade de concentração, tornando a mente mais clara e desenvolvendo a inteligência de alunos e profissionais.
  5. Relaxa a mente e o corpo e aumenta a faculdade da atenção, a MT desenvolve de forma natural a capacidade para agir espontaneamente de forma correcta.
  6. A MT ajuda de forma eficaz à libertação de vícios como o tabaco, álcool e outras drogas.
  7. A Meditação Transcendental cria paz no indivíduo e, também, paz na sociedade, bastando para tal que apenas uma pequena percentagem da população a pratique.
  8. A MT é uma prática para a acção energética e bem sucedida, que gera felicidade e realização.
  9. A técnica de Meditação Transcendental fortalece a comunicação entre o córtex pré-frontal e as várias áreas cerebrais, desenvolvendo a totalidade do cérebro.
  10. A MT abre a percepção a um campo interior de criatividade e inteligência ilimitadas na fonte silenciosa da mente pensante.
  11. A MTpromove a saúde ao reduzir a activação do sistema nervoso simpático - o que, por sua vez, dilata os vasos sanguíneos e reduz as hormonas do stress.
  12. Desenvolve o pleno potencial do cérebro - aumentando o QI e melhorando a performance académica e profissional, ao mesmo tempo que reduz o stress, a ansiedade e a depressão. 


  Origem da Meditação transcendental


A Meditação Transcendental é cada vez mais uma realidade incontornável para quem procura libertar-se do stress ou pretende percorrer a via do auto-conhecimento através da realização do seu próprio Ser interior. Chega até nós a partir da tradição védica.

A sua origem está na milenar tradição védica da Índia, transmitida oralmente, de mestre para discípulo. Tendo absorvido o conhecimento védico aos pés do seu mestre – Swami Brahmananda Sarasvati, Shankaracharya de Jyotir Math, nos Himalaias – Maharishi Mahesh Yogi iniciou a divulgação mundial desta técnica de meditação, enfatizando o facto de ela ser muito fácil de aprender e simples de praticar, assim como o facto de ser comprovadamente eficaz nos seus efeitos a nível do indivíduo e da sociedade.

Desde a altura em que começou a ensinar – na segunda metade dos anos 1950 – até hoje, aprenderam a MT mais de 6 milhões de pessoas na maior parte dos países do mundo e várias dezenas de milhar de Professores foram formados pessoalmente por Maharishi.






Aprender a técnica da Meditação transcendental
 
Um curso de 7 passos, frequentado durante 4 a 5 dias consecutivos, em sessões de cerca de 60 minutos. É fácil de aprender. É fácil de praticar. Os resultados são surpreendentes.
O processo de aprendizagem é idêntico em Portugal e em todo o mundo - em mais de 100 países aprende-se a MT desta forma, em cursos dados por professores directamente treinados por Maharishi Mahesh Yogi, o fundador e divulgador mundial deste ensinamento.

A prática da MT


Sentado confortavelmente, de olhos fechados, de manhã, antes de iniciar a actividade, e à tarde, após o trabalho, durante cerca de 15 a 20 minutos.


Todos, independentemente de idade, sexo, ideologia, crença, profissão, etc. Não é um sistema de crenças nem uma filosofia ou um estilo de vida. Não é uma religião - É uma experiência, uma técnica mental. E qualquer pessoa que possa pensar pode aprender a meditar! 

Todos, independentemente de idade, sexo, ideologia, crença, profissão, etc. Não é um sistema de crenças nem uma filosofia ou um estilo de vida. Não é uma religião - É uma experiência, uma técnica mental. E qualquer pessoa que possa pensar pode aprender a meditar!
 




Esta meditação distingue-se de todas as outras formas de desenvolvimento mental e espiritual por ser muito fácil de aprender e praticar, não envolvendo qualquer esforço, seja de concentração ou outro.
Não necessitando de nenhum local específico para a prática, nem de nenhuma roupa especial, a Meditação Transcendental pode ser praticada tanto em casa, como numa igreja ou templo, como num jardim, num transporte público, numa sala de espera, etc.
Durante a meditação a mente diminui espontaneamente a sua actividade o que conduz à diminuição do metabolismo fisiológico e à experiência de um relaxamento mental e físico profundo. A mente experimenta ní­veis de actividade sucessivamente menores - ní­veis sucessivamente mais refinados da actividade de pensar são transcendidos - até eventualmente transcender o ní­vel mais refinado do pensamento, e experimentar a sua própria essência, a fonte onde são gerados todos os pensamentos, o ní­vel do Ser ilimitado e transcendental que comanda todos os pensamentos e toda a actividade.
O Ser puro e transcendental é o centro de controlo da nossa vida e, uma vez conquistado, passamos a ser senhores de nós próprios e a viver uma vida verdadeiramente livre. A vida livre é a vida na consciência do Ser, a Consciência Cósmica do Ser Puro Transcendental, Ilimitado, Eterno e Omnipresente. Este é o estado de Realização ao qual acedemos através da prática regular da Meditação

A lista para a prática da MT é por si só suficiente para convencer qualquer pessoa a experimentar esta técnica de meditação. 



  
Pequeno vídeo com a técnica de meditação com o mantra So Ham para silenciar a mente e se conectar com a grande respiração;
Pratique,traz calma,tranquilidade e concentração.


Espero que tente pelo menos se ainda não a praticou!


Beijos meditativos.

I.M.

Sem comentários:

Enviar um comentário