segunda-feira, 28 de maio de 2012

Qual a utilidade de estar consciente durante os sonhos?


 Assumir o controlo do sonho de forma a desenvolver a consciência no estado mental dos sonhos é importante, mas não é o fundamental. As atuais pesquisas comprovam vantagens do sonho consciente no desenvolvimento de habilidades motoras, solução de problemas, criações artísticas monumentais,  auxílio no tratamento de psicoses e outros transtornos, controle de pesadelos... A lista é imensa e está incompleta e a ciência continua na descoberta dos sonhos lúcidos. 
  Sonhos
      O estado mental dos sonhos conscientes ou lúcidos é uma área que tem sido estudada por Silvio Scarone, da Universidade de Estudos de Milano, é a que traça uma estreita relação entre o estado mental dos sonhos lúcidos e a possibilidade de tratamento de psicoses e outros transtornos.
      Com base nas pesquisas em laboratórios do sono, se estivermos conscientes durante um sonho, estamos normalmente dentro do que se designa de fase REM, que se trata de um sono intenso e profundo. Porém nesse estado, cria-se um distinto padrão de atividade cerebral, que possui bastante semelhança com os padrões verificados na psicose e algumas condições psiquiátricas.

Sem comentários:

Enviar um comentário