segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Centros energéticos do corpo - Chacra Raiz

Os chacras são centros de energia subtil situados no duplo etéreo e ligados ao sistema nervoso que só "Recebem" os três tipos de energia: Fohot, Prana, Kundaline.
Os chacras são visualizados pelos videntes como:
  • vórtices (redemoinhos) de energia vital
  • espirais girando em alta velocidade

1º Chacra Raiz (SWADHISTANA)


Nome em sânscrito: MULADHARA 
Mantra: Lam.
Localização: Base da coluna Vertebral, entre o ânus e órgãos sexuais.
Cor: Vermelho.
Elemento: Terra.
Função dos sentidos: Olfato
Funções: Traz vitalidade e força para o corpo físico.
Pedras Preciosas - Ágata, Hematita, Jaspe Sanguíneo, Granada, Coral Vermelho e Rubi.
Aromas - Cedro e Cravo.
Qualidades Positivas: Coragem, Estabilidade; Individualidade, Paciência; Saúde, sucesso e Segurança.
Qualidades Negativas: Insegurança, Raiva, Tensão e violência.


 Chacra ativado: excesso de Hormônios, sexualidade exacerbada e/ou tumor (bexiga, órgãos sexuais M e F).

Chacra diminuído: distúrbios da sexualidade ou disfunções endócrinas.
 

Correlações Físicas: rins, coluna vertebral, ossos, dentes, unhas, ânus, intestino, próstata, sangue, construção celular.
Glândulas Correspondentes: Supra Renais
Número de Pétalas: 4
Princípio Básico: Vontade Física para Ser
AFIRMAÇÃO 


Eu estou seguro no centro de meu ser. Eu confio no fluxo natural da vida. Eu assumo meu lugar natural no mundo, satisfeito em saber que tudo o que preciso virá até mim no espaço e tempo certos. Estou protegido e firme, agradecendo a Mãe Terra pelo alimento, abrigo e estabilidade que Ela me proporciona. Eu aceito minha natureza instintiva, que é a parte de mim puramente animal. Sou firme e estável.
Tarefas e Funcionamento
• O chakra da raiz, como também é conhecido, representa nossa conexão com o planeta Terra, com o mundo material e físico (energia mais densa); é a fonte propulsora da força vital e fornece a energia necessária à sobrevivência e às atividades criativas.
• Manifesta a necessidade da lógica, da ordem, da estruturação, do poder de decisão para auxiliar a suprir nossas necessidades básicas. A segurança material, a constituição de uma família, assim como a sexualidade como função física e meio de reprodução, pertencem à esfera de ação do primeiro chakra.
• Promove a evolução das características da personalidade, o desenvolvimento físico, mental, emocional e espiritual, alargando a percepção através dos cinco sentidos. Proporciona força de vontade e poder de realização.

Funcionamento Harmônico
Quando o chakra básico está aberto e funciona harmoniosamente, sentimos uma ligação profunda com a Terra, uma força vital límpida, uma fixação em nós mesmos e na vida, satisfação, estabilidade e força interior. A sensação é de estarmos bem acomodados na circulação natural da vida, na mudança entre sossego e atividade, entre morte e renascimento. Nossas ações são conduzidas pelo desejo de cooperar e nossas metas tornam-se fáceis de realizar. Quando conseguimos equilibrar nossas energias básicas, experimentamos a Terra como um lugar seguro, onde recebemos tudo que necessitamos: afeto, alimento, proteção e segurança, assim, abrimo-nos com confiança à vida, aceitando com gratidão tudo o que ela nos coloca à disposição.



Funcionamento Desarmônico
Quando o chakra básico está em desarmonia, podemos sentir raiva, desânimo, medo de viver. Muitas coisas nos trazem preocupação e sentimento de insegurança; continuamente temos como anseio uma vida sem muitas exigências. Nossos pensamentos e ações baseiam-se em bens materiais, e relacionam-se aos prazeres e instintos físicos como, comida, bebidas alcoólicas, sexo, etc. Também podemos agir sem pensar nas consequências e temos forte tendência a nos protegermos isolando-nos dos demais. Havendo presença de desequilíbrio, acabamos demonstrando características um tanto egoístas, priorizando nossas próprias necessidades, não se importando muito com os interesses alheios. Podemos nos prender à concepções e ambições das quais não conseguimos fugir, chegando a extremos. Caso nossas fixações sejam desafiadas por circunstâncias ou por outras pessoas, reagimos de modo exaltado e muitas vezes agressivo. Costumamos impor de maneira violenta nossos conceitos e desejos, sujeitando-nos à perturbações. O apego demasiado, o materialismo e a impaciência manifestam-se no corpo físico, podendo originar impotência sexual, problemas de circulação e digestivos, insuficiência renal, fadiga e obesidade.

Purificação e ativação do Chakra Básico 

Para que possamos ativar e purificar as energias do chakra básico, seguem algumas orientações:
• Manter contato com a Natureza;
•Observar o nascer ou o pôr-do-sol anima e harmoniza este chakra, desbloqueando estruturas contraídas;
• Sentar-se confortavelmente na posição de Lótus “inalando o aroma da terra”, abre o contato com a sua força apaziguadora.
• Terapia dos sons, com músicas em ritmos monótonos, fortemente acentuados; sons da natureza também harmonizam esse chakra.
  • Uma maneira muito simples de dar sustentação a este chakra é andar descalço.

Queridos amigos esta semana vou abordar os sete chacras, um por dia, pois 
e importante conhecermos o que indica cada um deles e o impacto que têm na nossa saúde se estiver enfraquecido ou exacerbado.

Bom inicio de semana e beijinhos energéticos.


Ísis M.

Sem comentários:

Enviar um comentário