quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Centros energétivos do corpo - O chacra da Alma



Boa tarde queridos sonhadores. Hoje abordarei o segundo centro de energia, chacra sexual, também conhecido por chacra da alma.
Esperamos que fiquem esclarecidos…

2º Chacra Sexual (Svadhisthana -Morada do Prazer)

Nome em sânscrito: MULADHARA 

Mantra: Lam.




Elemento: Água

Cor: Laranja

Localização: Região do Umbigo

Função dos sentidos: Paladar

Correlações Físicas: quadris, órgãos de reprodução, rins, bexiga; tudo o que é líquido, como o sangue, a linfa, os sucos digestivos, o esperma.

Glândulas Correspondentes: Sexuais – ovários, próstata, testículos.

Número de Pétalas: 6

Mantra: MAM

Princípio Básico: Reprodução criativa do ser.

Qualidades Positivas: Assimilação de novas ideias, Dar e Receber, Desejo, Emoções, Mudanças, Prazer, Saúde e tolerância. 

Qualidades Negativas: Confusão, ciúme, Impotência, Problemas da bexiga e Problemas Sexuais. 


AFIRMAÇÃO
Eu sou um ser sensitivo que flui no ritmo da vida. Eu celebro as trocas criativas da energia sexual no Universo. Eu honro a união e integração dos princípios masculino e feminino, na medida em que reconheço e integro esses princípios dentro de mim. Eu dou e recebo livremente da fonte de vida.
Sou criativo e tenho relacionamentos felizes. Eu aceito minha natureza emocional, minha necessidade por prazer e satisfação.


Tarefas e Funcionamento 

• Também conhecido como o chakra do sacro ou esplênico, é o centro das emoções, da energia sexual e das forças criativas. Corresponde ao elemento água, que limpa, purifica e dissolve aquilo que está solidificado, promovendo movimento e expansão. Relaciona-se à esfera dos sentidos, ao corpo emocional, à projeção astral e liga o corpo físico à alma. As imagens de nossa existência de vidas passadas e traumas ficam guardadas nesse chakra.
• Através dele participamos das energias fecundantes e acolhedoras que permeiam toda a natureza. A troca de energia entre o homem e o seu meio, os relacionamentos interpessoais, o erotismo e a experiência de uma união profunda através do ato sexual (formação de uma nova vida) também fazem parte da esfera de ação do segundo chakra.
• No nível psíquico, representa o que sentimos por nós mesmos e assim reflete o que os outros sentem por nós. Através do desprendimento e livre fluxo dos sentimentos, experimentamos a vida e integramo-nos socialmente.

Funcionamento Harmónico 

Quando o chakra sexual ou da alma está em correta atividade, incentiva-nos a amar a vida, tornando-a prazerosa. Esse estado de bem estar faz com que nos adaptemos às mais adversas situações, sem perder nosso equilíbrio emocional. Nossos sentimentos são espontâneos, nossas ações são criativas e assim nossa vida torna-se produtiva. Aumenta nossa capacidade de interagir socialmente, por sermos mais flexíveis e termos mais jogo de cintura. Nossos relacionamentos são saudáveis, principalmente com o sexo oposto. Expandimos nossa intuição e poder pessoal, revelando nossa identidade mais profunda. A alegria de viver, o prazer sexual, o contentamento e os bons relacionamentos são aspectos positivos marcantes desse chakra.

Funcionamento Desarmónico


Quando o chakra sexual ou da alma está em desarmonia, geralmente causada por problemas emocionais, acabamos por ter uma tendência para a timidez, hipersensibilidade e diminuição do magnetismo pessoal. Ficamos frios e indiferentes às circunstâncias costumámos isolar-nos das outras pessoas por desconfiança ou dificuldade de “dar e receber”. Esta introspecção pode-nos levar à solidão, perda de vitalidade, tristeza e insegurança. Transformamos a nossa vida num grande conflito, com medos e fantasias negativas. Pode ocorrer uma negação/recusa da sexualidade, acarretando a perda de nosso potencial criativo, fazendo com que as nossas energias se manifestem de modo inconveniente (fantasias sexuais exageradas ou instintos reprimidos). No aspecto físico, afeta os rins, fígado, pâncreas, vesícula e bexiga. Podemos ter distúrbios gástricos e intestinais, alergias alimentares, problemas menstruais, dores lombares, no sacro e cóccix.

Purificação e ativação do Chakra da Alma

Para que possamos ativar e purificar as energias do chakra sexual ou da alma, seguem algumas orientações:

• Tomar banho ou observar uma água límpida e natural, ajuda-nos a purificar e a clarear a alma, libertando-nos de bloqueios e congestionamentos, para que a vida volte a fluir livremente.
• Observar a luz da Lua, sobretudo a Lua cheia, estimula os sentimentos, tornando-nos recetivos às mensagens da alma;
• Terapia dos sons, com músicas que despertem uma vida alegre e descontraída, como danças populares, ritmos de dança de salão ou qualquer música que faça fluir nossas emoções.

Cores - O segundo chakra é ativado pela cor laranja, que transmite uma energia estimulante e renovadora, livrando-nos de padrões emocionais cristalizados. Promove o sentimento de auto valorização e desperta a alegria do prazer sensual.

Pedras Preciosas – Cornalina e Ortoclásio (Pedra da Lua).

Aromas – Ilang-Ilang e Sândalo.

Sem comentários:

Enviar um comentário